terça-feira, 3 de junho de 2008

Mãe Desnecessária...



A boa mãe é aquela que vai se tornando
desnecessária com o passar do tempo.
Uma batalha interna hercúlea, confesso.
Quando começo a esmorecer na luta para
controlar a super-mãe que todas temos
dentro de nós, lembro logo da
frase, hoje absolutamente clara. Se eu
fiz o meu trabalho direito, tenho que
me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe, apressada venha
me acusar de desamor, preciso explicar
o que significa isso. Ser “desnecessária”
é não deixar que o amor incondicional
de mãe, que sempre existira, provoque
vício e dependência nos filhos,
como uma droga, a ponto de eles
não conseguirem ser autônomos,
confiantes e independentes.
Prontos para traçar seu rumo,
fazer suas escolhas,
superar suas frustrações
e cometer os próprios erros também.
Mães – solidárias –
criam filhos para serem livres.
Esse é o maior desafio e a principal
missão.
Ao aprendermos a ser “desnecessárias”,
nos tranformamos em porto seguro para
quando eles decidirem atracar.

(Márcia Neder)


Encontrei este texto no blog
- Olhando de Frente -
da minha amiga virtual Lúcia,
ele diz exatamente o que aprendi
a respeito de criar filhos...
não é fácil,as vezes dói muito
ver nossos filhotinhos crescidos
partirem para longe...,mas para
ser feliz é preciso andar com
as próprias pernas...
Liberdade é uma palavra linda,porém
rima com a palavra responsabilidade
essencial no crescimento humano.

Beijinhos no coração!!!




Nenhum comentário: